domingo, 30 de novembro de 2008

Resultados eleitorais: actualização

Quase quatro semanas depois do acto eleitoral, ainda não há resultados finais em várias disputas, nomeadamente na própria eleição presidencial. Este é sem dúvida um dos elementos mais peculiares - e de certa forma negativos - do sistema eleitoral americano, explicável quer pela existência de diversas leis estaduais (que em certas situações permitem contagens muito lentas), quer pelo sistema de recontagem, passível de ser accionado quando se verificam resultados muito equilibrados.

Subsistem assim dúvidas em três eleições para a Câmara dos Representantes: no 4º Distrito da Califórnia (onde o Republicano McClintock lidera por 632 votos, num universo total de 340 mil); no 15º Distrito do Ohio (o Republicano Stivers tem uma vantagem de 149 votos em 270 mil); e no 5º Distrito da Virgínia (o Democrata Periello lidera por 760 votos em 320 mil). Os casos da Califórnia e do Ohio seguem neste momento para uma recontagem, enquanto na Virgínia tudo depende da análise de vários "absentee ballots". No Senado prossegue igualmente a recontagem manual da aguerrida disputa entre Al Franken e Normal Coleman, mantendo-se este último (Republicano) ainda na frente.

Não há ainda também resultados finais na eleição presidencial, faltando contagens na Califórnia, Illinois e Nova Iorque. A contagem actual (segundo a CNN) confere 66,882 milhões de votos para Obama contra 58,343 de McCain. No Colégio Eleitoral o resultado final foi de 365-173, tendo o Missouri ficado para McCain e o 2º Distrito Congressional do Nebraska (1 voto) para Obama.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro,
Mandei-lhe um mail para o outro blogue, não sei se ainda mantém a correspondência activa. Se for esse o caso, dê uma espreitadela.
Abraço
P. C.