segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Adeus Guantanamo?

A Time noticia que os conselheiros de Obama estão a trabalhar num plano para transferir dezenas de prisioneiros actualmente em Guantanamo para território americano. O estatuto singular destes detidos - e as acusações que sobre si recaem - exigiria contudo que os julgamentos seguissem igualmente condições peculiares.

Em todo o caso, esta medida dotaria os acusados de uma série de protecções constitucionais e legais que a situação actual lhes nega. Por outro lado, este seria sem dúvida um passo decisivo para encerrar definitivamente a prisão de Guantanamo e o estatuto ambíguo (para não dizer perverso) que a Administração Bush lhe conferiu: um espaço de detenção onde os prisioneiros não beneficiam de quaisquer direitos jurídicos.

Obama, que descreveu Guantanamo como "um triste capítulo da história americana", poderá assim eliminar um dos elementos que mais contribuíram para a erosão do capital simbólico dos Estados Unidos na ordem mundial. Uma decisão urgente e justa, que, a confirmar-se, enfurecerá a linha dura do Partido Republicano, mas ocupará muitos cabeçalhos elogiosos na imprensa americana e internacional...

Sem comentários: