quarta-feira, 5 de novembro de 2008

América a votos (em directo da TSF) (2)

1h24. Obama está muito atrás na Virgínia, mas faltam os votos de regiões fortemente Democratas, como os condados nos subúrbios de Washington.

1h20. Com o cenário actual, Obama venceria a eleição se ganhasse a Florida ou o Ohio. Muita atenção aos dados destes Estados. Para já, Obama está lançado na Florida (lidera por oito pontos, com 23% dos votos apurados).

1h17. A FOX News e a ABC dão o New Hampshire a Obama. Um Estado onde o carisma de McCain não foi suficiente para inverter a onda Democrata.

1h13. Manuela Franco salienta duas questões centrais desta eleição: a celebração de cidadania extraordinária que caracterizam as corridas eleitorais nos EUA; e a singularidade do processo político na América.

1h10. A ABC também dá a Pensilvânia para Obama. McCain tem nesta altura menos de 5% de hipóteses de vencer esta eleição.

1h08. A NBC dá a Pensilvânia a Obama. Se tal suceder, é um rude golpe nas possibilidades de McCain.

1h00. Um batalhão de resultados. Mas nenhuma surpresa. Obama vence claramente no Nordeste (Nova Jérsia, Delaware, Connecticut, D.C., Massachusetts, Maine, Maryland) e no seu Estado do Illinois. McCain vence o Tennessee e o Oklahoma. Ninguém arrisca previsões na Florida nem na Pensilvânia.

0h55. Momento muito interessante aqui na TSF. O maior elogio da noite a Obama? Nobre Guedes, do CDS-PP. A Direita portuguesa também cedeu ao encanto de Obama.

0h52. A SkyNews dá a Carolina do Sul para McCain. Seria escandaloso se tal não sucedesse. Este é um dos Estados mais conservadores dos Estados Unidos.

0h50. Daqui a dez minutos fecham as urnas em 15 Estados. Cruciais: Pensilvânia e Florida.

0h46. O Indiana vai ser renhidíssimo até ao fim. McCain lidera por 16 mil votos, com 20% dos votos apurados. O condado de Lake (cidade de Gary), pela proximidade de Chicago, poderá dar a vitória a Obama. Mas isto só se saberá daqui a muito tempo, creio.

Sem comentários: