segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Quando fecham as urnas?

O Pedro Magalhães (via Swing State Project) oferece-nos este fantástico mapa. O fuso horário indicado é o Eastern Time (Costa Leste). Para considerar a hora portuguesa, basta somar 5 horas ao número referido no mapa. Destacaria quatro elementos:

1. O primeiro momento de interesse poderá surgir à meia-noite portuguesa, com o fecho das urnas na Virgínia e em todo o Indiana. Se for declarada vitória de Obama na Virgínia, é um excelente sinal para os Democratas. Se a par disso o Indiana for considerado "too close too call", quereria provavelmente dizer que Obama estava a comportar-se muito bem a nível nacional, tornando-se plausível uma vitória expressiva.
.
2. Meia hora depois, Ohio e Carolina do Norte. Dificilmente haverá um vencedor declarado apenas com base nas sondagens à boca da urna ("exit polls"). Se tal acontecesse e Obama fosse o vencedor, os Democratas teriam um pé e meio na Casa Branca.

3. A hora-chave, a meu ver, será entre a uma e a uma e meia da manhã. Nessa altura já teremos por certo resultados finais na Virgínia e Indiana; estaremos bem encaminhados no Ohio, Carolina do Norte e Florida; e devemos ter projecões e alguns dados sólidos na Pensilvânia. Estamos a falar de 107 Votos Eleitorais e de quase todos os Estados sobre os quais ainda recaem dúvidas. Se Obama ganhar a Florida, game over. Se Obama tiver ganho quaisquer outros dois Estados (excepto Indiana + Virgínia), game over. Noutro cenário, teremos que esperar pelo Iowa e pelo Oeste (CO, NM, NV) - ou seja, até pelo menos às 2.30-3 da manhã.

4. No caso da eleição ter sido equilibrada, mesmo que haja uma previsão clara de que Obama acabará por vencer, o anúncio oficial nunca deverá ocorrer antes das 4 da manhã, i.e., quando as urnas fecharem na Costa do Pacífico. Refiro-me à Califórnia, Oregon e Washington: é fácil prever que estes 73 Votos Eleitorais pertencerão a Obama, mas será necessário esperar oficialmente pelo fecho das urnas para declarar o resultado final da eleição.

Sem comentários: