terça-feira, 4 de novembro de 2008

McCain ainda pode ganhar a eleição?

Pode. Mas necessita da combinação de pelo menos três ocorrências:

1. Uma aproximação a Obama que se verifique a um nível nacional (recuperações regionais já não são suficientes), tornando os Estados agora equilibrados ou ligeiramente pró-Obama em vitórias marginais Republicanas. Refiro-me em particular ao Missouri, Carolina do Norte, Indiana, Montana e Dakota do Norte.

2. Se as sondagens estiverem correctas, McCain precisa de vencer cerca de 70% dos indecisos para poder ganhar o Ohio e a Florida, onde tem surgido sistematicamente atrás de Obama. É uma tarefa difícil, mas não impossível, pois os indecisos poderão preferir o candidato mais "tradicional" e "seguro" ao inexperiente Obama. Sem o Ohio e a Florida, McCain não chega à Casa Branca.

3. McCain necessita ainda de uma formidável operação de mobilização para contrariar o favoritismo de Obama na Virgínia, Colorado e Nevada. Sem vencer estes três Estados é praticamente impossível que McCain vença a eleição (como expliquei aqui, penso que a Pensilvânia é um objectivo inviável para os Republicanos). Em todo o caso, as desvantagens actuais nesses três Estados (entre 5 e 8 pontos) exigem um verdadeiro golpe de teatro.

Sem comentários: