terça-feira, 4 de novembro de 2008

América a votos (em directo da TSF) (1)

0h42. Virgínia Ocidental para McCain. Obama chegou a ter bons resultados em algumas sondagens, mas recentemente os Republicanos voltaram a surgir na frente. Desfecho natural, num Estado rural da Appalachia, região muito conservadora, terreno favorável aos Republicanos.

0h38. Indefinição em múltiplos Estados. Esperado, por esta altura. Continuo a considerar que os momentos decisivos surgirão por volta da uma, uma e meia da manhã.

0h27. Os resultados do Indiana estão muito equilibrados. Com cerca de 13% dos votos apurados, McCain lidera por 3%. Uma derrota Republicana neste Estado seria fatal para as aspirações de McCain.

0h22. Daqui a oito minutos fecham as urnas no Ohio e na Carolina do Norte. Mas é provável que sejam declarados "too close too call"...

0h19. Há unanimidade na sala. Todos consideramos Obama claramente favorito.

0h10. Resultados de Bush em 2004: Geórgia (+17); Indiana (+21); Carolina do Sul (+17); Virgínia (+8). O facto de estes Estados não estarem definidos por esta altura é por isso um indicador relevante.

0h05. Kentucky (8 Votos Eleitorais) para McCain. Vermont (3) para Obama. Mais do que esperado.

0h02. Virgínia, Geórgia, Indiana e Carolina do Sul, "too close too call". Quatro Estados que votaram Bush em 2004 por enormes vantagens. Para já, McCain não tem razões para sorrir.

23h51. Os primeiros dados gerais via sondagens à boca das urnas são claramente favoráveis a Obama: 62% dos votantes disse que o tema que consideraram essencial para o seu voto foi a economia. Por outro lado, estamos perante recordes de afluência. Os jovens e os afro-americanos devem ser uma razão crucial para esta ocorrência. E nestes segmentos eleitorais já sabemos quem ganha de forma clara...

23h41. Já existem alguns resultados, mas nada de conclusivo. Daqui a quinze minutos fecham as urnas no Indiana e na Virgínia. Talvez já possamos saber qualquer coisa de interessante por essa altura.

23h34. Já cheguei à TSF. O ambiente é bom, mas algo tenso. Muita ansiedade na sala.

2 comentários:

AjB disse...

descobri este blog por acaso e já aprendi muito sobre o processo eleitoral neste blog , obrigado...

estou a seguir a TSF...

bom trabalho...

José Gomes André disse...

Obrigado pelo comentário! Um abraço!