terça-feira, 11 de novembro de 2008

A equipa de Obama (1)

A curiosidade aumenta, naturalmente. Para já, conhecemos dois elementos importantes na Administração Obama. Rahm Emanuel será o chefe de gabinete (Chief of Staff), uma posição relevante no quadro político americano, pois trata-se de uma figura que coordena a acção de vários elementos da Administração, aconselha o Presidente e funciona como ponte entre o poder executivo e os órgãos legislativos.

A escolha de Emanuel - que ocupava o quarto lugar na hierarquia Democrata na Câmara dos Representantes - é importante porque coloca no topo da Administração um hábil negociador com experiência legislativa, prerrogativa fundamental para um Presidente que deseja adoptar políticas de ruptura em vários domínios. Todavia, o facto de Emanuel ser judeu e alinhar com a linha mais dura das posições israelitas suscitou duras críticas do mundo árabe e pode ser um obstáculo ao poder de negociação de Obama no Médio Oriente.

Robert Gibbs, o director de comunicações de Obama durante a campanha, transita para a Casa Branca na condição de Assessor de Imprensa do Presidente. Será o porta-voz da Administração, pelo que é provável que se torne um rosto mais ou menos familiar para os observadores portugueses.

Sem comentários: