terça-feira, 11 de novembro de 2008

A equipa de Obama (2)

Já se fazem apostas em torno das nomeações para os cargos mais importantes da Administração. John Kerry, o senador do Massachusetts derrotado nas eleições presidenciais de 2004, é o mais falado para Secretário de Estado. A pasta dos negócios estrangeiros, na designação portuguesa, pode contudo também ser obtida por Chuck Hagel, um senador Republicano do Nebraska que apoiou Obama na campanha deste ano; bem como Richard Holbrooke, membro da Administração Clinton (embaixador dos EUA na ONU); ou ainda Bill Richardson, Governador do Novo México e também um antigo embaixador na ONU.

O cargo de Secretário da Defesa parecia em tempos um dos mais cobiçados, com o senador Jack Reed (Rhode Island) e o já referido Hagel bem posicionados. Todavia, nas últimas semanas vários órgãos de comunicação social afiançaram que o actual Secretário, Robert Gates, deverá permanecer no cargo, para impedir a existência de maior instabilidade na condução da política americana relativamente aos conflitos no Iraque e no Afeganistão.

Outros cargos muito falados nos últimos dias são o Secretário do Tesouro (sendo Timothy Geithner e Lawrence Summers, ambos ligados à bem-sucedida Administração Clinton, mencionados como favoritos a obter o lugar), Procurador-Geral (a Governadora do Arizona, Janet Napolitano, é o nome mais referido, mas Hillary Clinton não é uma hipótese a desconsiderar) e Conselheiro de Segurança Nacional (James Steinberg deve ficar com o cargo).

Sem comentários: