quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Notícias do senado: actualização

Duas semanas depois da eleição propriamente dita, já temos finalmente resultados oficiais do Alaska, com o Democrata Mark Begich a derrotar o incumbente Ted Stevens por escassos 3 mil votos (com 2500 ainda por apurar). Falava-se na hipótese de Stevens ser expulso do Senado (uma vez que foi condenado por corrupção e abuso de poder), o que abriria as portas a uma candidatura imediata de Sarah Palin, mas com o triunfo de Begich este cenário tornou-se agora impossível (pelo menos a curto-prazo).

O caucus Democrata do Senado (uma espécie de bancada parlamentar) conta agora com 58 senadores - tendo conquistado sete lugares aos Republicanos só nesta eleição - embora dois deles sejam independentes (Sanders e Lieberman). O caso de Joe Lieberman - um ex-Democrata que apoiou McCain - ficou ontem definido, com os senadores Democratas a votarem no sentido da sua continuidade no caucus Democrata, decidindo ainda que Lieberman mantivesse a liderança do Comité do Senado para a Segurança Interna. O apoio de Obama a esta solução terá sido decisiva para desbloquear a situação.

Com estes novos dados, os Democratas continuam a sonhar com a super-maioria de 60 senadores. Caso Al Franken vença a recontagem no Minesotta, todos os olhos ficarão postos na 2ª volta da eleição na Geórgia (2 de Dezembro), a qual opõe o Republicano Chambliss ao Democrata Martin. A campanha já está no terreno e prevê-se uma disputa muito equilibrada...

Sem comentários: