domingo, 9 de novembro de 2008

Sarah Palin ridicularizada

Era de esperar que o fim da campanha trouxesse algumas revelações bombásticas por parte da campanha Republicana. Não foi segredo que McCain e Palin tiveram uma relação difícil, e que em diversos momentos parecia que a Governadora do Alaska estava sobretudo a preparar a sua candidatura em 2012, mais do que a empurrar o "ticket" Republicano para uma eventual recuperação.

Em todo o caso, as notícias que vieram a público são especialmente graves. Membros do staff Republicano descreveram Palin como uma candidata totalmente impreparada, caprichosa, egoísta e desesperadamente ignorante. A Newsweek noticiou que Palin e a sua família terão gasto milhares de dólares em compras pessoais com fundos da campanha, e a FOX News referiu mesmo que a Governadora era uma nulidade em política externa - não sabendo sequer que África é um continente, e não um país.

É difícil saber se estas notícias são verdadeiras. Eu pessoalmente não acredito. Mas o simples facto de a opinião pública considerar seriamente aquela possibilidade diz bem da falta de credibilidade que rodeia a figura de Sarah Palin. Culpa sua, pela inépcia argumentativa revelada ao longo da campanha e pelo populismo e anti-intelectualismo que caracterizaram o seu discurso. E culpa de McCain, que deveria ter escolhido para parceiro (a) um candidato (a) mais sólido (a).

4 comentários:

Paulo disse...

Quer elucidar sobre as razões por que não acredita?

José Gomes André disse...

Obrigado pelo comentário, caro Paulo. Considero que Palin foi provavelmente a pior candidata de sempre a VP. É ignorante, impreparada, incompetente. Parece-me caprichosa e de uma ambição desmedida.

Mas custa-me a crer que uma Governadora, licenciada em jornalismo, não saiba que África é um continente. Acredito que pouco saiba sobre política externa, e certamente não tem ideia alguma de como enfrentar certos problemas como a fome em África, por exemplo. Mas não saber que se trata de um continente parece-me inverosímil. Em todo o caso, não poria as mãos no fogo pela senhora...

Um abraço!

Paulo disse...

Caro JGA:
Como é óbvio eu também não sei se ela sabia que África é um continente, mas numa base especulativa (não totalmente, uma vez que estamos supostamente a basear-nos em inside information), caso tivéssemos que decidir onde estaria o ónus da coisa, teria que ser ela a mostrar que sabe. Por tudo aquilo que o JGA escreveu no post e na resposta ao meu comentário, aliás. Por tudo isso, e por tudo aquilo que foi possível perceber ao longo da campanha, ser governadora e licenciada em jornalismo não me faz dar-lhe, à partida, qualquer benefício da dúvida. E deve haver por cá muitos licenciados em jornalismo e presidentes de Câmara que não sabem que o Alaska fica a um alce da Federação Russa.

José Gomes André disse...

Tem razão Paulo. Claro que é possível que Sarah Palin seja de facto tão incapaz como se relatou. Eu apenas exprimir alguma dúvida, por me parecer inverosímil. Por outro lado, Palin desmentiu estas notícias. Quem tem razão? Difícil dizer... Mas como sublinhei, o que me parece incrível é isto de facto ser possível...