sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Importantes sinais

McCain continua a defender-se na Carolina do Norte, na Virgínia, no Ohio, na Florida. Quatro Estados que Bush venceu em 2000 e 2004. Obama, pelo contrário, vai lançar anúncios televisivos no Arizona, no Dakota do Norte e na Geórgia. Recordo apenas os resultados nestes Estados em 2004: Bush venceu no Arizona por 11%, no Dakota do Norte por 27% e na Geórgia por 17%. Isto diz muito sobre o estado actual da corrida presidencial.

5 comentários:

Nuno Pereira disse...

Caro José Gomes André,
Obama apostou forte, na sua capacidade em convencer os Americanos que é o melhor candidato e durante 30 minutos, jogou a ultima cartada rumo à vitoria.
A minha duvida surge! Será possível que o racismo nos dias de hoje, ainda esteja tão vincado na América que origine um volte face à boca das urnas?

Nuno Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Gomes André disse...

Caro Nuno, é uma questão pertinente, e sobre a qual muito se tem escrito. Eu diria que sim e não, dependendo dos sítios. É provável que em várias regiões (sobretudo no sul, Appalachia, Ohio) Obama tenha problemas duplos. Mas se esta campanha tem mostrado algo é que a questão racial está em grande medida ultrapassada nos Estados Unidos, pelo menos ao nível da "ocupação política dos cargos" (ao nível social é muito mais complexo).

Figuras como Colin Powell e Condi Rice contribuíram muito para isto, felizmente. Os americanos já não receiam votar num negro para um cargo político. É a minha convicção sincera...

JF disse...

Caro José Gomes André,

Até que ponto o seu argumento sobre armas vs dinheiro para o Montana e outros estados do norte, pode ser aplicado nesta questão da raça vs dinheiro?
É assumido que em momentos económicos difíceis os americanos votam Dem. Enquanto que em questões de segurança votam GOP.
Será que o peso da falta de dinheiro não falará mais alto que os sentimentos racistas que poderão existir ainda em alguns estados?

Só uma nota final sobre a questão economia vs segurança e a votação Dem vs GOP.
Curiosamente os USA foram para quatro guerras no sec 20 quando tinham presidentes democratas (I, II, Coreia e Vietname).

Continuação de bom trabalho aqui no "Era uma vez na América".

José Fernandes

José Gomes André disse...

Caro jf, obrigado pelo comentário e incentivo. Eu diria que numa crise económica o candidato da mudança é sempre favorito. Isso aconteceu não apenas em 92 como também em 1980, por exemplo. E a verdade é que o comportamento errático de McCain aquando da crise financeira terá criado muitas dúvidas em eleitores tradicionalmente independentes, não apenas nos "swing states", mas também em Estados como o Montana, o Dakota do Norte ou outros.

Além disso, note que estes Estados quase não têm negros, nem uma história de problemas raciais (no tempo da Guerra Civil ainda não eram povoados, nem eram Estados), pelo que o peso da "raça" no Noroeste é mínimo (para não dizer inexistente).

Pelo que quando o jf escreve "Será que o peso da falta de dinheiro não falará mais alto que os sentimentos racistas que poderão existir ainda em alguns estados?", eu responderia afirmativamente, sobretudo em MT, AZ e ND, por exemplo.