terça-feira, 28 de outubro de 2008

O que pensa Obama?

Uma das críticas frequentes que se fazem a Obama é de que não se conhece o seu programa político nem as suas posições sobre uma série de temas políticos e sociais. Pois bem, a resposta a esta crítica pode ser encontrada na obra Uma História Americana - Os melhores discursos de Barack Obama (Esfera do Caos, 18,80 euros).


Este livro reúne um conjunto de vinte e uma intervenções públicas do candidado Democrata à Casa Branca, nas quais se pronuncia sobre política externa, terrorismo, a Guerra do Iraque, reformas educativas, política ambiental, a ligação entre religião e política, reformas económicas, o problema dos conflitos entre raças nos Estados Unidos, pesquisa científica, cuidados de saúde, o estatuto dos veteranos de guerra e a segurança social, entre outras questões.

Esta obra é uma excelente porta de entrada para o pensamento político de Obama, assente numa visão progressista da sociedade (que deriva, em boa parte, da tradição política americana clássica – iluminista, racionalista e humanista) e num projecto suprapartidário que pretende devolver aos Estados Unidos alguma da sua excelência ofuscada nos últimos oito anos. Para o alcançar, Obama propõe uma aposta forte na educação e no reforço das medidas de cariz social esquecidas pela Administração Bush, defendendo também uma política externa com um maior pendor multilateral, procurando alcançar compromissos internacionais através da força da diplomacia, e não pela diplomacia da força.

A edição portuguesa, na qual tive o prazer de participar como revisor científico, é prefaciada por Viriato Soromenho-Marques e inclui uma longa introdução de David Olive, que nos dá conta da história pessoal e política de Obama numa série de textos complementares aos discursos propriamente ditos.

Sem comentários: