domingo, 7 de dezembro de 2008

2012

Parece longe, mas já se fazem conjecturas sobre as eleições presidenciais, em especial acerca dos potenciais candidatos Republicanos. No mercado electrónico Intrade - autêntica "bolsa de apostas" - os nomes de Mitt Romney e do Governador da Louisiana, Bobby Jindal, encabeçam a lista. Também bem colocados parecem estar Sarah Palin, Tim Pawlenty (Governador do Minnesota) e Mike Huckabee (candidato nas primárias deste ano). A Zogby, por sua vez, conduziu uma sondagem pela Internet e os resultados são interessantes, mostrando Palin no topo das preferências (24%), seguida de Romney (18), Jindal (16) e Huckabee (10).

Parece-me cedo para falar de nomes concretos, mas é possível tecer considerações sobre o perfil provável do candidato. Eu destacaria três vias, sendo que uma se tornará predominante na sequência do tipo de governação do Presidente Obama e do clima político da altura:

1) Os Republicanos viram-se para a ala mais populista e conservadora do partido, apostando na mobilização da base (um pouco como em 2000). Palin, o jovem promissor Jindal ou Huckabee seriam as hipóteses naturais.

2) A economia é o tema dominante da eleição. Os Republicanos preferem uma figura mais moderada, mas com credibilidade na área. Romney é o nome crucial. O antigo presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, também seria um bom candidato.

3) O debate centra-se na segurança e na política externa. Obama teria falhado como "comandante-chefe" e os Republicanos apostam num discurso agressivo. Giuliani ou uma figura prestigiada do exército (o general Petraeus?) tornam-se os favoritos...

Sem comentários: