quarta-feira, 29 de outubro de 2008

E se houvesse um empate?

O facto de estarem em disputa 538 Votos Eleitorais permite a possibilidade de um empate a 269 entre os dois candidatos. A hipótese de uma tal ocorrência é inviável (o analista de sondagens Nate Silver estima que ela é inferior a 1%), mas não impossível: consideremos por exemplo que Obama vence todos os "Estados de Kerry" em 2004 (excepto o New Hampshire), juntando-lhe o Iowa, o Colorado e o Novo México/Nevada e teríamos esse empate a 269.

Nesta circunstância, o desempate caberia à nova Câmara dos Representantes (i.e., aquela que for eleita nestas mesmas eleições de 4 de Novembro). Importa contudo notar que esse voto seria exercido por Estados, e não por cabeça. Quer isto dizer que tanto a Califórnia (53 representantes) como o Alaska (1 representante) valeriam apenas um voto, de acordo com uma maioria de preferências dos seus representantes.

Em qualquer dos casos, Obama seria muito provavelmente escolhido para a Presidência, uma vez que os Democratas têm neste momento uma maioria de representantes em 26 Estados, contra 21 Republicanos (em três casos há um empate); e as projecções apontam para um reforço do poder Democrata na Câmara dos Representantes em 4 de Novembro.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco