segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Resultados eleitorais: actualização

Já existem dados finais para a Câmara dos Representantes. Em três desfechos sujeitos a recontagem, os Democratas venceram dois lugares (5º Distrito da Virgínia e 15º do Ohio) e os Republicanos um (McClintock triunfou no 4º Distrito da Califórnia). Duas eleições especiais que decorreram na Louisiana (adiadas devido ao furacão Gustav) foram ganhas pelos candidatos Republicanos. Uma delas permitiu a Joseph Cao tornar-se o primeiro americano de ascendência vietnamita a ser eleito para o Congresso. A contabilidade final mostra que os Democratas obtiveram 257 lugares, contra 178 dos Republicanos - um ganho de 21 deputados para os Democratas em relação a 2006.

A situação do Senado permanece mais confusa. Por um lado, continua a decorrer a recontagem no Minnesota, com um comité independente a analisar uma série de boletins de voto "contestados" pelas duas candidaturas principais. As últimas notícias indicam que o Democrata Al Franken beneficia de uma ligeira vantagem (cerca de 250 votos em 2,9 milhões), mas ainda não há quaisquer certezas nesta batalha eleitoral épica.

Por outro lado, existe uma série de vagas para preencher através de nomeação directa. Referimo-nos aos lugares de Obama (Illinois), Joe Biden (Delaware), Hillary Clinton (Nova Iorque) e Ken Salazar (Colorado), uma vez que estas quatro personalidades irão ocupar cargos na Administração federal. Têm sido avançados vários nomes (com destaque para o de Caroline Kennedy representando potencialmente Nova Iorque), mas também aqui não há ainda confirmações oficiais.

Sem comentários: